O que é?

imagem 13
Redução da Maioridade Penal – Contexto

Há 21 anos, circula no Congresso Nacional um projeto que visa reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Esse ano, com o Congresso mais conservador desde a ditadura militar, os deputados estão se articulando intensamente para aprová-lo! Eduardo Cunha deu recentemente uma declaração de que colocará o projeto para votação na Câmara até o fim de junho.

Acontece que redução não é solução: todos os países que reduziram a maioridade não diminuíram a violência – pelo contrário – em muitos casos ela até aumentou. As prisões são lugares que tornam as pessoas piores do que entraram. Se não nos mobilizarmos, em breve estaremos colocando milhares de jovens nas cadeias ao invés de nas escolas.

A boa notícia é que tem gente decidindo reagir.

Inspirados no “No a La Baja” do Uruguai, várias pessoas se organizaram no Rio de Janeiro ppara a campanha Amanhecer contra a Redução. Lá, eles já fizeram atividades como: sarau, pipAto (ato com pipas), colagens pela cidade, com grande repercussão. Agora estão tentando organizar o festival de cultura e arte.

Já por aqui, também tem gente querendo disputar a população para o contra. Somos um grupo de jovens preocupados com essa situação e estamos começando a nos auto organizar em reuniões abertas e  horizontais. Trabalhamos de modo voluntário e coletivo.

O que queremos fazer?

Nós, que não estamos dispostos a entregar a juventude ao encarceramento, achamos que é preciso atitude. Precisamos colocar as pessoas em movimento e resistir. Precisamos de um dialogo amplo com a sociedade, colocar essa pauta na boca do povo. Temos que fazer com que nossos argumentos cheguem a todas e todos.

Por isso queremos fazer um festival de arte e cultura. A proposta é trazer debates sobre o tema e, nada melhor do que a arte para alcançar e mobilizar as pessoas. Inspirados pelo festival do Rio, propomos que Florianópolis também venha a “Amanhecer  Contra a Redução”.

Por que um festival?

Acreditamos que, se artistas de diferentes ritmos e tribos se apresentarem nesse grande encontro a favor da juventude, mais pessoas que ainda não decidiram o seu lado nessa disputa poderão conhecer nossos argumentos, refletir, debater e então passar a apoiar a campanha contra a redução.

 

One thought on “O que é?

  1. Sou curinga regional de teatro do oprimido ligada à Rede de TO e formada no Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro. Sou educadora popular oriunda do movimento nacional de meninos de rua na decada de 80 e atualmente formadora sindical do sintrafesc. Fui solicitada por alguns movimentos sociais de Floripa (onde resido) para organizar uma performance sobre o tema da redução da maioridade penal, porem não encontramos pessoas disponiveis para isso. Ontem eu passei pela aula publica que voces fizeram no largo da alfandega e sinto que voces tem potencial (pessoas) que poderiam dispor dessa ferramenta que é o teatro do oprimido para poder dialogar com a sociedade. Assim deixo a minha disponibilidade em colaborar com voces, preparando-os (um grupo de no minimo 6 pessoas) para intervenções urbanas no tema, se assim voces desejarem. Colo um link dos meus colegas no RJ que realizaram essas intervenções onde poderíamos nos inspirar. Meu contato é por email: izide@sintrafesc.org.br/ A minha colaboração é pela minha militancia política que se dá atraves da arte. LInk sugerido: https://www.youtube.com/watch?v=ugZ_sJSn3BY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *