Vera Malaguti sobre a redução em “Sobre crimes e castigos”.

Sabemos que o índice de reincidência dos presídios chega a 70 por cento, enquanto o da Fundação Casa é de, aproximadamente, 20. Então como a população acha que a diminuição da maioridade penal pode diminuir a criminalidade ?

Imagine se um jovem de 16 anos entrar para o sistema carcerário. Quando sair, vamos supor, aos 26 anos, ele estará associado a facções criminosas, dez vezes mais revoltado e violento do que quando entrou, ou seja, quase sem possibilidade de ressocialização.

” ‘Nós já produzimos um sistema monstruoso, e agora queremos botar mais gente dentro desse sistema. Eu acho que é uma coisa suicida.  Que vantagem isso vai trazer pro Brasil como um todo? As possibilidades deles quando saírem da prisão serão piores. E você ouve isso: joga todo mundo lá dentro e explode. ‘

Socióloga, professora da Universidade Cândido Mendes e secretária-geral do Instituto Carioca de Criminologia, pesquisa sobre a questão criminal no Brasil e é autora de obras como “O medo na cidade do Rio de Janeiro: dois tempos de uma história”

O documentário independente “Sobre Crimes e Castigos” investiga a violência no Brasil democrático expressa por seu sistema de Justiça criminal. O filme analisa o aparato burocrático-ideológico do Estado e foca na atuação de cada esfera de poder no funcionamento desse sistema, evidenciando suas contradições na tentativa de superá-las. ”

FONTE:
www.sobrecrimesecastigos.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *